Cidades

Cine Roxy entra no Cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis do Rio

O cinema foi inaugurado em 1938. Foto: Foto: Denis Gahyva/Wikimapia

O Cine Roxy, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi incluído no Cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis, nesta quinta-feira (17). Durante a pandemia o estabelecimento precisou fechar após 80 anos aberto, mas a inclusão no programa permite que o cinema busque incentivos para conservação das características do ambiente e manutenção das atividades.

Além disso, a inserção também significa que qualquer modificação no negócio precisa ser autorizada pela prefeitura. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do município nesta quinta (17), a decisão considera que o antigo Cine Roxy representa um marco referencial na cultura cinematográfica, além da importância arquitetônica original do local. O prefeito Eduardo Paes ressalta a necessidade de adotarem medidas de proteção para as salas de espetáculos e a busca de mecanismos de incentivos para a permanência de negócios tradicionais no município.

O Cine Roxy foi inaugurado em 1938, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. As duas escadas laterais formavam o fosso da orquestra e o acesso ao palco, onde, além da exibição de filmes, eram realizados espetáculos de variedades.

< Novo jogo de Pokémon chega em julho nos consoles e setembro nos celulares Menina esfaqueada por namorado da mãe em São Gonçalo recebe alta <